Mesa 1 - Abertura: O papel da Geográfia na formação do cidadão
Participantes: Prof.ª Elaine Frick; Prof.º Alcione Carvalho e Prof.ª Salete Kozel
Local: Auditório Administração
Data: 25 de maio - 19:30 às 21:00
Data: 25 de maio - 19:30 às 21:00
"A sociedade exige cada vez mais das escolas, e, portanto, das disciplinas escolares, novas abordagens de ensino voltadas para educação e aprimoração do comportamento do aluno no âmbito social - a fim de incentivá-lo a questionar e compreender de maneira autônoma a dinâmica do mundo em sua volta (interações sociais, econômicas e físicas). Assim, a geografia mostra-se uma disciplina importantíssima para compreender tais relações, visto sua capacidade de habilitar o aluno a ler e interpretar com criticidade o espaço ao seu redor, envolvendo os diversos elementos que o compõe."
Mesa 2 - Abordagens diferenciadas no ensino
Participantes: Projeto Expedições Geográficas; PIDID Geografia; Projeto Solo na Escola;
Local: Auditório Administração
Data e horário: 27 de maio - 19:30 às 21:00
"Esta mesa tem como proposta apresentar diversificadas formas de ensino, metodologias variadas que por vezes são pouco conhecidas/exploradas. Assim, tem-se o intuito de proporcionar um espaço de diálogo para exposição e compartilhamento de experiências diferenciadas de ensino; a aplicação de abordagens metodológicas infrequentes, com o objetivo de contribuir para a formação docente e estudantil."
Data e horário: 25 de maio - 14:00 às 17:00
Conversa – “Vivência e Educação, Vivência da Educação - sistemas educativos em comparação (Alemanha, Canadá, Caribe)”
Participante: Prof. Dr. Wolf Dietrich Gustav Johannes Sahr
Local: Auditório da Administração - Prédio Administração
Data e horário: 26 de maio - 09:00 às 12:00
Desde o século XIX, a função da escola vem sendo compreendida, em grandes partes do mundo, como sendo essencial na vida infantil e adolescente. Contudo, contextos socioeconômicos e culturais apresentam consideráveis diferenciações entre diferentes regiões e países, de forma que tal inserção sempre adquire outras feições. Numa perspectiva comparativa e vivenciada (como aluno, professor e/ou pai), projeta-se apresentar e discutir a relação entre o cotidiano dos alunos e seus respectivos sistemas educativos no caso da Alemanha (Estados de Baden-Württemberg e Schleswig-Holstein), Canadá (Província de Manitoba) e do Caribe Oriental (St. Lucia, Barbados).
Conversa – “Educação no Campo”
Participantes: Prof.ª Dr.ª Angela Massumi Katuta e professores da rede pública convidados
Local: Sala de aula T02 - térreo Ed. J. J. Bigarella
Data e horário: 25 de maio - 14:00 às 17:00
Devido ao aumento do espaço urbano do Brasil nos últimos anos, a educação vem sendo um assunto muito discutido por ser considerado um dos principais pilares de desenvolvimento de qualquer país. Mas e a educação no campo? Como ela reagiu/reage às mudanças contemporâneas? Quais os seus parâmetros atuais, dificuldades e conquistas? Discutir a educação rural nos trará muitas respostas e soluções, além de ampliar percepções e redefinir conceitos."
Conversa – “Vivência e Educação, Vivência da Educação - sistemas educativos em comparação (Alemanha, Canadá, Caribe)”
Participante: Prof. Dr. Wolf Dietrich Gustav Johannes Sahr
Local: Auditório da Administração - Prédio Administração
Data e horário: 26 de maio - 09:00 às 12:00
Desde o século XIX, a função da escola vem sendo compreendida, em grandes partes do mundo, como sendo essencial na vida infantil e adolescente. Contudo, contextos socioeconômicos e culturais apresentam consideráveis diferenciações entre diferentes regiões e países, de forma que tal inserção sempre adquire outras feições. Numa perspectiva comparativa e vivenciada (como aluno, professor e/ou pai), projeta-se apresentar e discutir a relação entre o cotidiano dos alunos e seus respectivos sistemas educativos no caso da Alemanha (Estados de Baden-Württemberg e Schleswig-Holstein), Canadá (Província de Manitoba) e do Caribe Oriental (St. Lucia, Barbados).
Nenhum comentário:
Postar um comentário